Microfisioterapia | Terapia Manual | Instituto Salgado de Saúde Integral

Instituto Salgado

O Instituto Salgado de Saúde Integral é fruto da fusão de conhecimentos adquiridos ao longo dos últimos 30 anos de muito trabalho e engajamento profissional, sempre com foco na saúde e qualidade de vida.

Sua história inicia com as atividades clínicas de seus diretores Dr. Afonso Salgado e Dra. Nilma Salgado, fisioterapeutas que desde a década de 80 realizam cursos e atualizações nos principais centros da Europa e Estados Unidos, que eram incorporados as práticas clínicas e transferido a outros profissionais em forma de palestras e cursos.

Com necessidade de profissionalizar as atividades de ensino, em Agosto de 1998 foi criado o Centro de Estudos Fisioterapia Salgado que, em 2001, deu origem à Escola de Terapia Manual e Postural e o Curso Internacional de Terapia Manual e Postural que tornou-se o principal ativo da empresa, a Escola expandiu-se por todo o Brasil e por muitos anos continuou com o pioneirismo em várias técnicas que revolucionaram a forma de abordagem em tratamento na fisioterapia. Nesse período o Dr. Afonso Salgado e sua equipe viajaram por todos os estados brasileiros ensinando as técnicas aprendidas nos mais diversos países do mundo. Assim, foi sendo construído um conhecimento sobre a terapia manual adequado à realidade do profissional brasileiro e às suas necessidades. Uma das marcas deste trabalho foi sempre privilegiar o saber voltado à prática clínica, o que tornou um instrumento de qualificação de inúmeros profissionais, fomentando o aperfeiçoamento e desenvolvimento da fisioterapia no Brasil.

Em 2012 podemos através da fusão da escola, clínicas, franquias e serviços dar início ao Instituto Salgado de Saúde Integral, nessa nova etapa, continuamos a buscar  a excelência do conhecimento para valorizar a vida, sempre!.


Proposta

Todos os métodos e técnicas que compõem possuem seus méritos, mas nenhum deles é pleno, absoluto sobre todas as condições que os nossos pacientes apresentam. Por isso, a proposta do Instituto Salgado baseia-se na diversidade: estudar as várias escolas, absorver o que há de original em cada uma, rever conceitos e confrontá-los com outras visões, com a honestidade que a ciência impõe, sem o intuito de dominar a verdade, mas com a humildade de rever e readaptar tais conceitos, sempre na busca do crescimento profissional e da satisfação do paciente.

Sem dúvida, tudo isto faz parte de uma proposta para os profissionais da área da saúde brasileiros. Um projeto de levar informação e conhecimento atualizado a profissionais e acadêmicos, algo que transcende a simples promoção de eventos de atualização. É uma verdadeira Escola de Fisioterapia Brasileira, capaz de produzir um conhecimento original e capacitar da melhor forma o profissional de fisioterapia.

Equipe

A equipe de professores, coordenada pelo Dr. Afonso Salgado é formada por Mestres, Doutores, Pós Doutores, professores universitários e profissionais com experiência clínica comprovada, profissionais criadores de métodos exclusivos como Microfisioterapia, Leitura Biológica, PNS - Posturoterapia Neurossensorial, entre outras.

Missão

Promover acesso a informações e conhecimentos de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento do profissional da área da saúde para que possa atuar de forma ética e competente, contribuindo para a promoção da saúde e bem-estar físico, emocional e social do ser humano de forma integral.

Visão

Ser a maior instituição de ensino e promoção da saúde integral do Brasil, promovendo serviços especializados, produtos exclusivos e educação de qualidade na área da saúde.

Valores

INOVAÇÃO e QUALIDADE como critérios ao buscar novidades.

ÉTICA e RESPEITO aos criadores de vários métodos e técnicas que contribuíram para o desenvolvimento e melhoria da saúde.

MELHORIA CONTÍNUA e SUPERAÇÃO DE RESULTADOS como processo natural de evolução para uma saúde integral.


Conceito da Marca

Na busca de uma marca que representasse o nome do Instituto Salgado e suas extensões, procurou evidenciar aquilo que mais a representa.

Quando falamos em vida saudável através da saúde integral, buscamos o poder da auto cura pelo equilíbrio natural do corpo, assim escolhemos a mão como marca de nosso Instituto.

Além de ser um ícone muito presente em áreas de atuação como terapia manual, osteopatia, shiatsu, microfisioterapia, entre outras, a mão vem também representando esse poder do que podemos fazer para um organismo mais saudável, de forma natural.



A História

  • 1986

    Cursos de Osteopatia e introdução desta especialidade no Brasil

  • 1987

    Cursos de Osteopatia e introdução desta especialidade no Brasil

  • 1988

    Dra. Nilma Salgado gradua-se pela UNESP – Presidente Prudente-SP , realiza residência na AACD e termina o curso de RPG e Osteopatia e inicia suas atividades na cidade de Londrina-PR

  • 1989

    Participação como fisioterapeuta da seleção brasileira de Handebol no mundial na Dinamarca, iniciando o contato com renomados fisioterapeutas do Mundo, e o fato mais importante neste ano foi o primeiro contato na França com o renomado cirurgião de joelho Dr. Dejour em Lion. Dr. Afonso Salgado lança seu primeiro livro “Fisioterapia nas Lesões de Tornozelo”pela editora Lovise de Curitiba-PR.

  • 1990

    Juntos Afonso e Nilma realizaram estágios e cursos em Portugal no Centro de Reabilitação de Alcoitão e na França no Centre Interdepartamentale em Haute-Ville-Lompnes na Reabilitação de Joelho e Ombro sob supervisão dos renomados médicos cirurgiões Henry Déjour, Gilles Walch, Pierre Chambat e pelo fisiatra chefe Liotard e do fisioterapeuta chefe Olivier Rachet o qual ministraria cursos no Brasil posteriormente.

  • 1991

    Estágios em Lion no serviço do Dr. Déjour e IRIS – Instituto de Reabilitação Interdisciplinar e Esportivo próximo a Lion no Sul da França. Cursos de Formação em Eletroterapia e Eletrotermoterapia com o professor Hugo Moolenar na cidade de Utrecht ( Universidade de Utrecht), curso de extrema importância para indústria de equipamentos de fisioterapia brasileira auxiliando no desenvolvimento de equipamentos de ultra-som de 1 e 3Mhz, ondas curtas e correntes interferenciais , estágio no Centro de treinamento desportivo de Pappendall na Holanda.

  • 1992

    Dr. Afonso Salgado com o conhecimento adquirido na Europa, ministrou cursos e palestras pelo Brasil.

  • 1993

    Frequentou cursos e estágios na Bélgica no clube de futebol de Mechelen em fisioterapia desportiva, realizou estágio com o cirurgião Dr. Martnes na Antuérpia, curso de formação em Bandagens funcionais na Ortopedia desportiva e vascular em Hamburgo pelo Centro de Treinamento Médico da Beiersdorf e na cidade de Heindenhail no sul da Alemanha pela empresa Paul Hartmann, curso de eletroterapia pela empresa Enraf-Nonius na cidade de Delft e na França pela segunda no serviço do Dr. Déjour. Estágio na Suiça em Zurich no time de futebol Graashopen, cidade de Delemont no hospital de Delemont com o fisioterapeuta Khelaf Kerkour que ministraria cursos no Brasil posteriormente. Estágio no serviço de talassoterapia em Lausanne – Norte da França.Em parceria com a empresa Cremer foi introduzida no Brasil as técnicas de Bandagens Funcionais.

  • 1994

    Iniciam o trabalho de turismo científico, levando colegas brasileiros para grandes centros de reabilitação da Europa como França – Cursos de Bandagens e Órteses com a empresa Thuasne, curso de eletroterapia com a empresa ETM com o renomado professor Francis Crépon ambos os cursos realizados na cidade de Paris. Organizaram o primeiro treinamento de fisioterapeutas brasileiros no centro de Endermologia da LPG Systems na França, estágios na Holanda, Alemanha, Bélgica e Suiça. Encontro na França com o fisioterapeuta Bernard Redondo e introdução do método de Isostreching no Brasil. Curso de palmilhas termomoldáveis no Centro de Podologia de Voiron – França, cursos de terapia Manual e Postural, Pós Graduação em Fisioterapia Desportiva na França, cursos de Osteopatia Craniana, Visceral e Mobilização do Sistema Nervoso e Técnica Inbitória de Jones na Suiça. Introdução do aparelho de Isocinético na cidade de Londrina e formação pelo método Maitland.

  • 1995

    Turismo Científico para França com a formação em Reeducação Uroginecológica e Eletrofisioterapia com os professores na Universidade de Saint Maurice em Paris, curso de Eletroterapia na Holanda empresa Enraf Nonius, cursos e estágios na Suiça. Curso de Radiologia em Milão – Itália com verificação e aprendizado relacionado à reabilitação de partes moles e óssea. Formação pelo Método de Cadeias Musculares de Leopold Busquet com cursos na Bélgica, Suiça e França. Introdução no Brasil do primeiro curso de Terapia Manual e Postural na cidade de Londrina evento que contou com a participação de mais de 80 fisioterapeutas. Estágio na Clinique Emile Vialar em Lyon acompanhando cirurgias e pós operatórios de joelho e ombro dos médicos Pierre Chambat e Gilles Walch, estágio em Hauteville Lompnes no setor de joelho e na Suiça em Delemont e Lausanne. O grupo de fisioterapeutas do Instituto Salgado faz parte da comissão Brasileira de Baseibol de Juniores. Publicação do 2º Livro do Dr. Afonso Salgado Intitulado – Reeducação Proprioceptiva nas Lesões de Joelho e Tornozelo pela editora Lovise.

  • 1996

    Continuação das atividades de turismo científico com a EUROFISIO, levando o 3º grupo de brasileiros para viagem científica e estágios na França, Holanda, Alemanha, Suiça e Bélgica. Dra. Nilma Salgado participa de curso específico de eletroterapia mundial na Holanda. Organização do curso de Cadeias Musculares na cidade de Paris em dois módulos longos específico para brasileiros.

  • 1997

    Organização do 2º Curso de Cadeias Musculares em Paris. Cursos de Formação em Terapia manual pela Europa, curso de formação em Podoposturologia no centro de podologia de Voiron – França, estágio na clínica de podologia de Jean Claude Gaillet e conhecimento da técnica de Readaptação Postural com o fisioterapeuta Jean Claude Biraud.

  • 1998

    Organização do curso de Podoposturologia na França para um grupo de 12 brasileiros pelo Centre de Podologie de Voiron, estágio em Podoposturologia em Paris e Reims – França, estágio e formação pela Academia de Terapia Manual e esportiva na Bélgica, Curso de Formação pelo Método de Medicina Ortopédica de Cyriax e Mulligan.

  • 1999

    Organização da Formação pela Academia de Terapia Manual e Esportiva da Bélgica no Brasil. Lançamento do 3º Livro do Dr. Afonso Salgado – Eletrofisioterapia pela editora Midiograf – Término da primeira edição em 6 meses. Organização do curso de Medicina Ortopédica de Cyriax com apoio da OMI ( Orthopaedic Medicine International ) e Sociedade Belga de Medicina Ortopédica, formação em Uroginecologia e Terapia Manual. Curso de Formação em Isocinético em Nova Iorque – Estados Unidos , cursos de Eletroterapia em Chatanooga – Estados Unidos. Início dos cursos de Terapia Manual escola americana pela Universidade de St. Augustine – EUA. Atualização em terapia manual pela clínica Mayo em Jacksonville –EUA. Organização e introdução do conceito de Estabilização Vertebral Segmentar com o curso Spinal Stabilization com a presença do reitor da universidade de St Augustine Dr. Stanley Paris.

  • 2000

    Dr. Afonso Salgado inicia mestrado científico pela UNESP – Faculdade de Medicina de Botucatu. Cursos de Terapia Manual pela University of St Augustine nas cidades de Nova Iorque, Baltimore e Washington.

  • 2001

    Criação da Escola de Terapia Manual e Postural com cursos organizados em diversas cidades do Brasil, contemplando professores nacionais e internacionais ( França, Bélgica, Suiça ) Tradução do Livro Fisioterapia nas Lesões Ligamentares do Joelho do Atleta – Khelaf Kerkour, Editora Manole. Parceria firmada com a UNICESUMAR promovendo o primeiro curso de Pós Graduação em Terapia Manual e Postural do Brasil.

  • 2002

    Criação da Revista Científica Terapia Manual e Postural como suporte para as monografias dos alunos do curso de pós graduação. Término do Mestrado científico pela UNESP - Faculdade de Medicina de Botucatu. Revisão científica do livro Reeducação Perineal – Domique Grosse e Jean Sengler, editora Manole.

  • 2003

    Revisão científica do livro Mobilização do Sistema Nervoso, David Butler – Editora Manole. Participação em Congresso Mundial em Barcelona apresentando artigo científico.

  • 2004

    – Introdução do curso internacional de ENM – Equilíbrio Neuromuscular com o professor francês François Soulier.

  • 2005

    Introdução da Formação Internacional em Microfisioterapia em convênio exclusivo com a ACDM – Centro de Difusão e Ensino de Microfisioterapia com os criadores do método os franceses Daniel Grosjean e Patrice Bénini.

  • 2006

    Participação no VIII Congresso Mundial de Microfisioterapia – Organização do 1º Encontro de Fisioterapia e Medicina Funcional na cidade de Londrina.

  • 2007

    Organização do curso de pós graduação em terapia manual e postural em mais de 15 cidades.

  • 2008

    Introdução do curso de Leitura Biológica com o professor belga Emmanuel Corbeel.

  • 2009

    Introdução dos cursos com a Terapeuta Francesa Josie Kromer.

  • 2010

    Participação no IX Congresso Mundial de Microfisioterapia em Paris – Equipe Instituto Salgado ministra cursos em Portugal em Parceria com empresa Master Physical Therapy.

  • 2011

    Curso de Reequilibrio do Sistema Nervoso em Portugal – Organização do Curso de Hipnoterapia Clínica.

  • 2012

    Equipe do Instituto Salgado participa no Curso Internacional de Biomagnetismo Médico organizado pelo Instituto Ohani – Chile. Participação no X Congresso Mundial de Microfisioterapia realizado na cidade de Arcachon-França – Co-organização do Curso de Formação em Microfisioterapia em Portugal – Organização do Curso Internacional de Naturopatia em parceria exclusiva com a EMAC – Escola de Medicina Alternativa da Cidade do Porto.

  • 2013

    Organização do I Simpósio Brasileiro de Fisioterapia em Práticas Integrativas e Complementares e I Encontro Brasileiro de Microfisioterapia – Participação de feiras e congressos em Paris como Salão Zen, Salão Reeduca e Congresso de Podologia. Contrato com empresas Winback e Luxomed, Organização do Curso Internacional de Cinesiologia Holística – Arm Reflex ministrado pela espanhola Dolores Picallo.

  • 2014

    Organização do XI Congresso Mundial de Microfisioterapia, organização do XXI Congresso Mundial de Posturologia – Organização do Curso de Feng Shui e Geobiologia em parceria exclusiva com a escola francesa La Chrysalide – Organização do Curso Internacional de DNM – Dermoneuromodulation com a canadense Diane Jacobs – Organização do Curso Internacional Método Rosen em parceria exclusiva com a escola francesa Le Métod Rosen.

  • 2015

    Dr. Afonso Salgado conclui seu doutorado em Engenharia Biomédica pela UNICASTELO – São José dos Campos e inicia o Pós Doutorado pela UNISUL de Florianópolis - Introdução do Curso Internacional de Cromobiologia – Método Bourdin em parceria exclusiva com a escola francesa La Chrysalide.


O Fundador

Desde a década de 80 Afonso Salgado promove e organiza cursos nacionais e internacionais, sempre com uma proposta inovadora, introduzindo no Brasil novas técnicas e métodos. Além de novas tecnologias agregando conhecimentos até então existentes somente na Europa e Estados Unidos.

Com mais de 25 anos de trajetória profissional, introduziu no Brasil os métodos: Medicina Ortopédica de Cyriax, Isostretching, Crochetagem Mioaponeurótica, Osteoetiopatia, Cadeias Musculares, Osteopatia, Podoposturologia, Equilíbrio Neuromuscular, Leitura Biológica, Microfisioterapia entre outras técnicas. Além de cursos, através do Instituto Salgado de Saúde Integral promoveu em diversas ocasiões o Turismo Científico nos Estados Unidos e Europa (EUROFISIO), eventos que aproximaram os fisioterapeutas brasileiros dos grandes centros de reabilitação mundiais.

Pesquisa e ensino sempre foram destaques nesta instituição, após a promoção do curso de Spinal Stabilization com Dr. Stanley Paris que aconselhou a formatação e as bases da 1ª Pós Graduação Lato Sensu em Terapia Manual e Postural do Brasil curso ofertado em parceria com o CESUMAR (Centro Universitário Maringá), o qual Afonso é Coordenador pedagógico.