Microfisioterapia | Terapia Manual | Instituto Salgado de Saúde Integral

Cursos

Formação Internacional Coach do Bem-Estar
Samadeva Libre Université

Situado na interseção das tradições orientais e ocidentais, o Samadeva é a arte do bem-estar e da saúde que provém do saber ancestral dos mestres de Samara, enriquecido de conhecimentos científicos dos mais modernos.
Métodos psico-corporais, psicologia essencial, técnicas energéticas, constelações familiares e sistêmicas, técnicas manuais vertebrais e articulares, permita-se descobrir as várias práticas simples e de uma espantosa eficácia que lhe permitirá preservar e reencontrar equilíbrio e saúde, trazendo-lhe uma resposta mais pertinente aos efeitos do estresse e aos seus questionamentos existenciais.
Esta formação é destinada a todos aqueles que aspiram se tornar verdadeiramente protagonistas no cotidiano de seu bem-estar, de sua saúde e de seu desenvolvimento pessoal, ou mesmo espiritual.
Os profissionais da saúde, do coaching e da relação de ajuda encontrarão um complemento e um enriquecimento precioso de seu savoir-faire (saber fazer). Para aqueles que o desejam, esta formação certificada pelo Samadeva, pode dar acesso a uma nova profissão: “Coach do Bem-Estar”. Se você não deseja fazer a formação em sua globalidade, é possível participar de módulos avulsos, segundo sua aspiração. Cada módulo é um estágio por si só.


  • Público-Alvo: Livre
  • Duração: 4 módulos de 4 dias
  • Carga-horária: 120 horas aula

Objetivo

O treinamento proposto tem diferentes métodos e técnicas, que forma um processo orgânico de estudos. Em cada módulo são oferecidos vários exercícios, abordagens e conhecimentos, e que na prática levam a uma profunda compreensão do que é um ser humano, como ele pode libertar-se do sofrimento e ter sucesso na sua vida, e estar em harmonia com as outras pessoas.
para assuntos mais globais: como o sentido da vida e da cosmologia.
O treinamento é constituído de três ramos: psico- corporal, psicológico e energético.

A Livre Universidade do Samadeva

Fundada em 2002 por Idris Lahore, a Universidade Livre do Samadeva é um estabelecimento de ensino privado dirigido por Ennea Tess Griffith, acompanhada por 6 co-fundadores e uma equipe constituída por trinta pessoas. A Universidade é hoje sustentada, tanto na França, quanto nos outros países, por parceiros cada vez mais numerosos (em regiões onde as formações não estão centralizadas) A Universidade Livre do Samadeva propõe formações destinadas ao grande público e a profissionais da saúde, da relação de ajuda, da psicologia, da educação e do bem-estar.
No quadro de programas anuais, múltiplas técnicas e métodos são ensinados, visando um enriquecimento no campo do desenvolvimento tanto pessoal e essencial, quanto profissional.
Todo esse método provém do Samadeva, abordagem tradicional da saúde e do bem-estar. As técnicas do Samadeva estão baseadas em conhecimentos tradicionais ocidentais e orientais, que por sua vez, provém das filosofas, artes, ciências e espiritualidades populares antigas.
A Universidade Livre do Samadeva tem uma proposta de cultivar esses saberes e expertises, considerando que eles pertencem ao patrimônio da humanidade.
Colhendo suas técnicas de antigas tradições, Idris Lahore adaptou-as à contingencia ocidental com a ajuda de seus colaboradores médicos, psicólogos, fisioterapeutas e especialistas do canto, da música e da dança.

Yoga de Samara

O Yoga do Samara é a arte do movimento, inspirada na ciência dos movimentos, ensinada há séculos em algumas confrarias do Vale do Samara e adaptado por Idris Lahore aos homens e mulheres de hoje. É uma prática psicocorporal suave, que tem efeitos benéficos sobre os diferentes sistemas do corpo, sobre o funcionamento dos órgãos, sobre o estado muscular, a concentração, a memória, o sono, enfim sobre todo o equilíbrio físico e psicológico. Seus efeitos são notáveis sobre o estresse que afeta hoje cada um de nós.
mais autêntico e profundo em si mesmo, o que algumas tradições chamam de “essência”. Isto se dá através de uma série de movimentos, uns lentos, outros mais dinâmicos, de danças, de alongamentos, todos estes exercícios que chamamos na Yoga do Samara de “arcana”, que significa em persa “processo de transformação”.
O Yoga do Samara permite assim aos praticantes uma melhor adaptação a todas as situações da vida pessoal, relacional, social e profissional, graças à liberação das consequências do estresse, em particular da ansiedade e de todas as formas de depressão que caracterizam nossa sociedade.
O elemento fundamental da prática, e que vai permitir essa transformação benéfica, é a atenção: atenção aos seus gestos, às suas posturas, à sua respiração; atenção às emoções que surgem, atenção aos pensamentos...
A Yoga de Samara, inicialmente chamada de “Eufonia Gestual do Samadeva”, se refere às sabedorias antigas que integravam o corpo, o coração, a inteligência e o espirito. A “Eufonia Gestual” é a harmonia do som e do gesto, pois os movimentos se praticam com músicas especialmente concebidas para este efeito. De fato, a Eufonia Gestual do Samadeva propõe o encontro, através do movimento eufônico, do que há de
A prática dos movimentos eufônicos é de fato a ocasião privilegiada de voltar-se para si mesmo, de entrar interiormente num lugar de calma onde não estamos mais perturbados pelas sensações, emoções, pensamentos e onde contatamos a nossa própria energia vital, que devolve alegria e entusiasmo.
O Yoga do Samara se dirige a todos aqueles que têm uma predileção por todas as formas de expressão corporal e que entendem a importância de passar pelas experiências do corpo, assim como para aqueles que se sentem alienados em seus corpos e desejam reconciliar-se com ele.

Psicologia essencial

A psicologia essencial, na sua forma atual, foi adaptada por Idris Lahore a partir da Psico- Antropologia de Selim Aïssel. O que diferencia a Psicologia Essencial de uma psicologia clássica, é que ela toca à dimensão essencial, isto é espiritual, do ser humano, acima de seus funcionamentos físicos, emocionais e intelectuais.
No entanto, esta dimensão espiritual da qual o ser humano é portador, não lhe é acessível de imediato. Essa parte escondida, que alguns ensinamentos tradicionais nomeiam “a essência”, constitui a natureza real, a parte mais autentica do ser humano, já presente em seu nascimento. Mas essa essência é encoberta desde a infância, de um lado, pelos véus de sua natureza corporal e animal (defesa do território, instinto de sobrevivência, cobiça), e por outro lado, por todos os condicionamentos culturais, familiares, religiosos, ligados à sua educação e a sociedade na qual ele cresceu.
Estes esquemas de funcionamento, estas estratégias implementadas desde a nossa infância, através das quais nos relacionamos com os outros, e todos estes hábitos tão enraizados que nos dão a impressão, ou mesmo
a ilusão,de nos conhecermos, constitui nossa personalidade – de “persona” em latim: “a máscara”. Uma personalidade que tem certos aspectos positivos: falamos então da verdadeira personalidade, com suas qualidades, todas as experiências positivas acumuladas ao longo das nossas diferentes aprendizagens, mas que tem também aspectos negativos, e que nós chamamos de falsa personalidade, com seus defeitos, traços negativos de caráter, isto é, tudo o que entretém nosso ego, causa de nossos sofrimentos e de nossas dificuldades com os outros.
A psicologia essencial visa aprofundar o conhecimento de sí, dos outros e do mundo, e a se liberar destes modos de funcionamento condicionados, para entrar em contato com sua essência e realizar todas as potencialidades de sua verdadeira natureza. Uma realização que passa pela percepção do verdadeiro lugar do homem, não somente no seu ambiente terrestre, mas também no universo, graças à compreensão das leis que governam o funcionamento humano e o dos mundos. Nisto, a psicologia essencial responde à máxima de Sócrates: “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os Deuses”.

Técnicas energéticas

As técnicas energéticas são certamente uma revolução na alçada da melhora e da cura das dificuldades psicológicas e do tratamento da dor. Elas constituem o fruto de um reencontro entre a medicina tradicional chinesa, a medicina Yunani e as técnicas mais recentes dos anglo-saxões, tais como as psicologias energéticas TFT (Thougth field therapy) e EFT (emotional freedom techniques). Elas também advém de pesquisas cientificas de ponta em psico-neuro- imunologia (Cf. Sheldrake, Bohm, Diamond, Callahan, Erickson).
Nossa abordagem é séria, pragmática e de ponta: alternando teoria e prática, ela é capaz de lhe trazer um acesso rápido às técnicas energéticas simples e, no entanto, supreendentemente eficazes. De acordo com estudos de Idris Lahore: “Ela está muito além das fantasias do new age e do folclore do oriente e nós convidamos vocês a explorarem estes novos campos terapêuticos”.
Esta abordagem holística e não violenta usa a energia como “interface informática” entre o corpo, o psiquismo e o espirito. As técnicas do Samadeva são cunhadas por
noções e aplicações conhecidas tanto das ciências contemporâneas quanto dos savoir-faire tradicionais: ressonância e campos mórficos, meridianos de acupuntura, teoria do caos, tríade de corpo-alma-espirito, física quântica, memória celular...
Os distúrbios físicos e psicológicos são a consequência da perturbação da circulação da energia por um fator estressante corporal, psicológico ou energético. Nossas técnicas energéticas permitem remover certos bloqueios que impedem a livre circulação energética e, portanto, conduzem a um equilíbrio corporal e psicológico.
Existe, além do esfacelamento e da fragmentação, um nível onde a síntese terapêutica se torna possível, onde o ecletismo é um real enriquecimento, onde os conhecimentos se encontram, se unem, se completam e onde as técnicas, apesar de se originarem de fontes tradicionais se tornam revolucionárias...

Ayurveda energética do Samadeva | SEA

Em um organismo saudável, todas as células, todos os órgãos, todos os sistemas, todas as partes do corpo se comunicam constantemente de um modo harmonioso e sincronizado entre eles. Nós chamamos isso de “eufonia”. Este organismo humano, para conservar seu estado de bem-estar, de saúde, portanto de eufonia, deve necessariamente entrar no mesmo tipo de comunicação harmoniosa e sincronizada com as pessoase coisas, com o passado, presente e futuro,com os eventos, isto é, com o conjunto dos componentes de seu ambiente espacial e temporal. Esta eufonia não é somente a do corpo: ela engloba a psique e o espirito.
Segundo o SEA, Samadeva Energético Ayurveda, esta comunicação é baseada sob a boa conexão do conjunto das linhas energéticas conectando as células, os órgãos, os sistemas corporais, psíquicos e espirituais do ser humano.
SEA se funda, portanto, sobre o conhecimento do conjunto dos sistemas energéticos que constituem o ser humano, em particular aqueles dos nadis e dos chacras dos yogis da Índia, dos tantien e dos meridianos da acupuntura.
O SEA apoia-se no saber e no savoir-faire da medicina tradicional dos ríshis, os sábios da Índia antiga. Idris Lahore fez um sistema de bem-estar e de saúde original, introduzindo os conhecimentos da medicina moderna e da fisioterapia.
O objetivo deste método é de encontrar as perturbações dos diferentes sistemas energéticos para corrigi-los, o que conduz a um bem-estar maior, ou a uma melhora natural da saúde.
A base da técnica é a utilização do biofeedback muscular, que permite revelar as conexões energéticas perturbadas a fim de restabelecê- las, seja no nível energético como os meridianos da acupuntura, os nadi de Ayurveda, ou ainda ao nível dos chacras e da aura.
Como o Ayurveda Energético do Samadeva possui uma visão holística do ser humano, sua ação estende-se do físico ao psíquico, do energético ao sistêmico, e mesmo além, ao espiritual. Esta técnica é utilizada por todos os profissionais da saúde e do bem-estar, assim como as demais pessoas no âmbito familiar e dos amigos.

Tratamentos manuais vertebrais e articulares

Os tratamentos manuais vertebrais e articulares são um conjunto de exercícios terapêuticos específicos para diminuir a dor nas costas e nas articulações. Estes exercícios são chamados “Arcanas Terapêuticos” e “auto ajustes articulares”. Simples e eficazes, eles agem com suavidade sobre as vértebras e as articulações, permitindo o impulso nervoso, a informação e a energia circularem harmoniosamente. Respeitando a sabedoria inata do corpo, eles permitem que os processos auto reguladores e energéticos se tornem novamente fortes ativos e reparadores, diminuindo ou mesmo estagnados processos de degeneração.
Os arcanas terapêuticos
Eles são numerosos (vários por articulação) e se baseiam numa combinação de postura simples, respiração especifica e concentração sobre as sensações corporais. Assim, permitem um melhor fluxo de energia dentro das articulações, onde a articulação, se encontra bloqueada. Sua ação de revitalização e de renovação da circulação energética fazem desses arcanas uma prática preciosa em todas as sequelas dolorosas das distensões ou das luxações, assim como no alívio, ou mesmo no desaparecimento das dores, tanto musculares quanto inflamatórias, para aquelas que não sabemos mais o que fazer.
Os auto ajustes articulares
Os auto ajustes articulares permitem, por um aprendizado fácil de gestos simples, diminuir as micro luxações responsáveis por dores que podem estragar a vida. Projetado como auto tratamento, eles permitem o relaxa- mento das tensões musculares e alívio ou prevenção de problemas induzidos por tarefas repetitivas inevitáveis, por uma função no trabalho por exemplo, ou por posturas ruins.

Psicologia do Eneagrama

O eneagrama é um símbolo que, transmitido oralmente de modo secreto a partir dos antigos centros dos mistérios, atravessou os séculos. Símbolo sagrado ilustrando as leis matemáticas, considerado símbolo de Deus na terra, o Eneagrama é hoje conhecido principalmente como uma tipologia psicológica.
Ele nos ensina que existem nove tipos de seres humanos relacionados a nove tipos de condicionamentos. Pois o que somos, ou melhor, aquele que achamos que somos, é o resultado destes condicionamentos da infância, quando entendemos que poderíamos ser amados, reconhecidos, aceitos, “se....” desenvolvêssemos certas qualidades. Mas estas qualidades eram como que “forçadas” em nós, e assim fonte de sofrimento e de separação de nossa verdadeira natureza.

A palavra e a escuta daqueles que amam

O processo EME, ou “a palavra e a escuta daqueles que amam”, permite iniciar-se à uma nova linguagem relacional que se baseiana psicologia espiritual, segundo Idris Lahore, apoiada em elementos da Comunicação Não-Violenta, de Marshall Rosenberg.
EME é um processo que age sobre o que está vivo em nós, permitindo que nos tornemos verdadeiros agentes de harmonia onde estamos e facilitando relações autenticas com as pessoas.

Pedagogia do Samadeva

O Samadeva utiliza uma pedagogia específica, diferente da clássica. É uma pedagogia do ser, baseada na ciência dos diferentes aspectos da natureza tríplice do ser humano: corpo, coração e espirito. A pedagogia do Samadeva é fundada na tríade: saber, savoir-faire e saber ser. É sobre este terceiro elemento(“saber ser”) que damos ênfase,o que faz toda a diferença. O que nos importa é o “como”, o jeito de ensinar, que poderá tocar o ser real de cada pessoa.
Acima de um equilíbrio físico e psicológico,bem como de um desenvolvimento pessoal, este ensinamento tem por objetivo o despertar e a realização da dimensão espiritual de cada um.

Para quem se dirige esta formação?

• A toda e qualquer pessoa que deseja adquirir expertise útil para o acompanhamento de indivíduos com dificuldades físicas e/ou psicológicas.
• A todos os profissionais da relação de ajuda que desejam enriquecer sua prática.
• Aos profissionais da saúde (médicos, homeopatas, em hospital, em casas de repouso...), aos profissionais da área educacional, da relação de ajuda, aos coaches, aos formadores, aos consultores em profissão liberal ou aos funcionários de instituições ou de empresas (quadro profissional privado ou público, institutos de beleza, centros de emagrecimento, centros para pessoas deficientes...).
•A formação é aberta para adultos. 

•Nenhum limite de idade é requerido, a condição é que esteja em boa forma física.

Ministrantes



Palavras chaves: