Microfisioterapia | Terapia Manual | Instituto Salgado de Saúde Integral

Cursos

Curso Internacional Psicologia do Eneagrama
Um conhecimento psicológico íntimo do ser humano

O Eneagrama baseia-se num conhecimento psicológico do ser humano, transmitido oralmente até o início do século XX, em seguida foi divulgado ao grande público. Permite abordar o nosso funcionamento e o dos outros a partir de um novo olhar, que é admirativo e não crítico. Através desse conhecimento uma compreensão mais fina se desenvolve. Não somos essa multiplicidade de pequenos eus interiores em desacordo permanente, que se tomam, um após outro, pela totalidade. Inicia-se com essa descoberta e continua através da busca de um centro de gravidade, obrigatoriamente interior, enraizado na nossa e essência, na nossa verdadeira natureza. Por meio dessa essência que cada um pode entrar em contato com o que há de melhor em si próprio.


  • Público-Alvo: Público Livre
  • Duração: 2 módulos de 6 dias
  • Carga-horária: 120 horas aula

Objetivo

9 tipos de personalidades
A Psicologia do Eneagrama descreve 9 tipos de personalidades, que habitam em cada homem e em cada mulher. No entando, um desses tipos de personalidades está mais profundamente enraizado em cada ser humano. Os mecanismos dos eneatipos (e os comportamentos exteriores) são espantosamente estruturados e reconhecíveis com a experiência. Os automatismos, desenvolvidos em cada um dos eneatipos, a partir dos condicionamentos da infância, podem ser reconhecidos, nomeados e ultrapassados nos meus aspectos negativos. Então, passo a passo, cada um poderá, ao seu ritmo, desenvolver o seu próprio potencial real, adquirir uma liberdade interior, e instalar, na sua vida, uma estabilidade feliz, graças ao desenvolvimento equilibrado dos seus 3 centros: físico, emocional e intelectual.

Programação Módulo 1

-Descubra a origem, os princípios e o estado de espírito do Eneagrama;

- Apresentação do condicionamento e dos distintos tipos de infância dos eneatipos;

- Apresentação dos distintos mecanismos dos eneatipos;

- Explicação do sentido de integração e desintegração dos eneatipos;

- Debate compartilhado sobre as experiências e tomadas de consciência de cada um;

- Estudo dos subtipos de cada eneatipo;

- Identificar os nove perfis de personalidades do Eneagrama
;
- Auto-diagnóstico de seus próprios valores e habilidades
;
- Identificar os comportamentos poluentes para si e para os outros;

- Compreender os mecanismos de resistência, fontes de tensão e estresse para si mesmo;

- Desarmar sua própria resistência e viver suas ambivalências como um recurso real
;
- Use os 27 subtipos do Eneagrama para dissolver a possível confusão;

- Identificar sua zona de conforto relacional para superá-la e evoluir e assim ganhar em potencialidade

- Detectar o caminho de evolução de cada eneatipo

- Transformar suas dificuldades em um eixo de progresso

- Descubra o caminho da evolução de seu eneatipo básico para entender sua lição de vida e descobrir sua missão de vida.

Programação Módulo 2

- Descobrir como cada tipo do Eneagrama pode superar suas dificuldades de relacionamento para criar relações com base na empatia, compaixão, carinho e respeito por si mesmo e pelos os outros.
- Promover uma melhor comunicação e desenvolver relações harmônicas de cada eneatipo: nas áreas familiares, entre o casal e entre profissionais.
- Ao cuidar das necessidades dos outros, entender seus desejos e ajudá-los a alcançar suas aspirações, todos se colocam nas melhores condições para ver suas próprias necessidades, desejos e aspirações reconhecidos pelos outros. Este método integra a Psicologia Essencial alguns elementos de outros métodos, como a Comunicação Não-Violenta de Marshall Rosenberg. Através de experiências em subgrupos promover a melhoria de suas próprias dificuldades de relacionamento, de acordo com seu eneatipo básico, permitindo esclarecer e entender melhor o que está por trás de cada eneatipo.
A Expressão e a Mediação Essencial (EME) é um método prático que pode ser integrado na vida cotidiana para gerenciar o conflito e tornar-se um fator de paz. Essa prática também ajuda a melhorar o relacionamento de alguém com ele próprio, a compreender melhor a si mesmo e a assumir o controle da própria vida, de forma independente e responsável, sem se afiliar a uma terapia. Esta forma de comunicação é uma filosofia de vida baseada em ouvir a si mesmo e o outro, em respeito mútuo. É uma arte de escuta e da mediação que permite a implementação da Psicologia Essencial que foi desenvolvida por Idris Lahore (psicologia da superação do ego para alcançar seu verdadeiro ser).
Outros tópicos da programação
- Decifrar a linguagem verbal e não verbal de cada eneatipo;
- Descubra as palavras douradas e as palavras proibidas dos eneatipos;
- Adotar as atitudes corretas e os comportamentos relacionais de acordo com os tipos de personalidade - Desenvolver mais empatia e gentileza em relação a cada tipo de personalidade
- Desarmar as tensões e potenciais conflitos inerentes ao casal, família ou equipe profissional
- Seja verdadeiro além das máscaras e quaisquer que sejam as situações e / ou interlocutores
- Dar novo sentido à sua vida pessoal e profissional

A Livre Universidade do Samadeva

Fundada em 2002 por Idris Lahore, a Universidade Livre do Samadeva é um estabelecimento de ensino privado dirigido por Ennea Tess Griffith, acompanhada por 6 co-fundadores e uma equipe constituída por trinta pessoas. A Universidade é hoje sustentada, tanto na França, quanto nos outros países, por parceiros cada vez mais numerosos (em regiões onde as formações não estão centralizadas) A Universidade Livre do Samadeva propõe formações destinadas ao grande público e a profissionais da saúde, da relação de ajuda, da psicologia, da educação e do bem-estar.
No quadro de programas anuais, múltiplas técnicas e métodos são ensinados, visando um enriquecimento no campo do desenvolvimento tanto pessoal e essencial, quanto profissional.
Todo esse método provém do Samadeva, abordagem tradicional da saúde e do bem-estar. As técnicas do Samadeva estão baseadas em conhecimentos tradicionais ocidentais e orientais, que por sua vez, provém das filosofas, artes, ciências e espiritualidades populares antigas.
A Universidade Livre do Samadeva tem uma proposta de cultivar esses saberes e expertises, considerando que eles pertencem ao patrimônio da humanidade.
Colhendo suas técnicas de antigas tradições, Idris Lahore adaptou-as à contingencia ocidental com a ajuda de seus colaboradores médicos, psicólogos, fisioterapeutas e especialistas do canto, da música e da dança.

Ministrantes



Palavras chaves: