Microfisioterapia | Terapia Manual | Instituto Salgado de Saúde Integral

Cursos

Curso Internacional Crianças Saudáveis, Adultos Saudáveis
A saúde começa a ser programada durante a gestação

Chaves para programar a saúde de nossos pequenos de forma ótima.


  • Público-Alvo: Profissionais da área da saúde
  • Duração: 5 dias
  • Carga-horária: 50 horas / aula

Objetivo

Neste curso abordaremos a programação da saúde ao longo da janela de oportunidades, período que compreende a gestação, o parto, o aleitamento, a introdução dos alimentos sólidos e a importância do desenvolvimento das habilidades emocionais.


O sucesso ou fracasso nesta programação terá papel fundamental na microbiota intestinal - os micróbios que residem em nossos intestinos - cuja colonização se inicia no ventre materno, contrariando o que foi defendido durante décadas.


A microbiota intestinal, e por tanto a saúde alterna positiva ou negativamente durante os acontecimentos ocorridos durante os primeiro meses e anos de vida, sendo a alimentação e a gestão do estresse e emoções, tanto da mãe como do bebê, fatores de vital importância que devem conhecer e saber colocar em prática.


Durante décadas nos tornamos obcecados em eliminar micróbios ao nosso redor, e inclusive de nosso próprio corpo, temos assumido como normal a ingestão de medicamentos. Décadas durante as quais temos baseado nossa alimentação em pirâmides alimentares e recomendações oficiais, em que os cereais são a base da alimentação, e na qual os laticínios se entendem como necessários, e inclusive insubstituíveis.


Contudo, temos passado a morrer por enfermidades infecciosas, a conviver com índices alarmantes de patologias não infecciosas como alergias, asma, obesidade ou diabetes. E o que é mais triste é que além dos índices alarmantes da população adulta afetada por estas enfermidades, chegamos a tal ponto, que entendemos como normal que uma criança sofra com intolerâncias e alergias alimentares, dermatites atópicas ou rinites, inclusive começamos a assumir como normalidade que as crianças tenham sobrepeso e obesidade.


Mas não, estar doente não é normal, nem medicar-se tampouco, e vamos dedicar todos os nossos esforços em explicar de forma clara, fácil e prática, quais são as melhores chaves e as melhores ferramentas para a (RE) programação ótima da saúde das crianças e do adulto.


E por último, daremos coerência e sentido a nossas emoções. Junte-se a nós nesta viagem através dos três pilares: “ A Sombra da criança” “ A coerência emocional” e o “ Olhar da criança”. Refletiremos sobre o impacto que temos em nossos filhos ao educá-los conscientemente. E o faremos oferecendo um espaço dentro de nós para tomarmos consciência do que cada um carrega em nossa mochila da vida.

Programa

- Papel da placenta como órgão chave no transporte de nutrientes ao feto e como regulador hormonal entre a mãe e o bebê;

- Fisiopatologia das alterações mais comuns durante a gestação;

- A programação metabólica e os eixos de estresse

- Medicalização e parto;

- Papel da Microbiota intestinal durante a gestação e sua programação;

- O parto: A grande colonização. Diferenças entre os tipos de parto;

- Aleitamento materno: O super alimento;

- Patologias pediátricas e microbiota intestinal;

- O eixo microbiota - intestino - cérebro;

- Inteligência emocional. Muito mais que um nome bonito;

- Pilares das emoções em um ambiente saudável: - Coerência emocional - A sombra da criança - o olhar da criança;

- Dinâmicas e habilidades emocionais. Recursos e ferramentas para a vida;

Ministrantes