Microfisioterapia | Terapia Manual | Instituto Salgado de Saúde Integral

Blog / Artigos

18/05/2017

PNS traz resultados rápidos e duradouros

O osteopata francês Frederic Viseux conduziu os alunos da 3ª Turma da Formação Internacional em PNS - Posturoterapia Neurossensorial neste ano. Em Londrina, ele falou um pouco sobre a técnica. “A PNS é uma ferramenta terapêutica e de diagnóstico que é baseada em uma metodologia simples que procura identificar e localizar as disfunções teciduais que podem perturbar os mecanismos de regulação postural”, sintetiza. A técnica não olha a dor em si como o fator mais importante de diagnóstico. “A dor é um sintoma importante, mas não é um critério de diagnóstico. É a partir do que o corpo do paciente expressa através de exames palpatórios que vamos identificar as disfunções”, completa.

O osteopata destaca que hierarquizar as disfunções é um dos passos para o sucesso do tratamento. “Após fazer essa hierarquização das disfunções, nós tratamos o corpo por meio de estímulos manuais para modular a informação perturbada de modo a favorecer o reequilíbrio. Quanto mais preciso for o processo de identificação das disfunções, mais rápido será o resultado”.

De acordo com Frederic, a forma simples como o tratamento é feito é um dos diferenciais que atraem fisioterapeutas para a técnica. “Pela simplicidade de prática e eficácia, inclusive para as dores crônicas, a PNS se diferencia de outras técnicas. Ela trouxe uma melhor compreensão dos mecanismos que estão por trás da dor crônica”, finaliza.