Microfisioterapia | Terapia Manual | Instituto Salgado de Saúde Integral

Blog / Artigos

03/05/2017

Pele - Células de Merkel - Estímulos Ambientais

As células de Merkel estão localizadas em toda a pele e estão conectados a queratinócitos vizinhos. 

Estão também em estreito contato com terminações nervosas sensoriais. Em um estudo de 2010, mostrou pela primeira vez, as seguintes atribuições para às células de Merkel: (1) podem estar envolvidos na magnetorecepção de mamíferos por meio dos melanossomas. Foi visto que o comportamento desta organela muda de acordo com alteração do campo eletromagnético que pode mandar informações ao cérebro por meio dos neurônios sensoriais; (2) a ligação das células de Merkel com o cérebro são bidireccionais e as células de Merkel não apenas absorvem, mas também irradiam as frequências electromagnéticas. 

Assim, as terminações nervosas das células de Merkel da palma da mão e da planta do pé, podem formar a base das modalidades do campo biológico como Reiki, toque terapêutico, a microfisioterapia, a PNS, etc; (4) As células de Merkel são células multissensoriais que podem receber quase todos os estímulos ambientais, incluindo radiações eletromagnéticas e ultravioletas, temperatura, umidade e tipo de alimento e parecem transferir a informação ambiental para as gerações futuras. 

Em conclusão, as células de Merkel são células multifuncionais que podem fechar o fosso entre a medicina ortodoxa e medicina complementar, como acupuntura, Reiki, microfisioterapia, telecinesia.

Fonte: Irmak, MK. Medical Hypotheses 2010; 75:162-168