Microfisioterapia | Terapia Manual | Instituto Salgado de Saúde Integral

Blog / Artigos

16/02/2017

Perdão alivia males do estresse

“O perdão elimina a conexão entre estresse e doença”. A afirmação é do professor de psicologia na Luther College, Loren Toussaint. O americano conduziu uma pesquisa para saber qual a importância do perdão na saúde. O estudo foi publicado no periódico científico Psychology Journal of Health.

Em suma, jovens responderam a questões relacionadas ao nível do estresse submetido ao longo da vida e também se tinham facilidade para perdoar. A saúde física e mental também estava no questionário. Avaliando as respostas, os pesquisadores perceberam que, mesmo submetidos a alto grau de estresse, quem perdoava com mais facilidade não carregava os problemas físicos e mentais associados a esse estresse.

O perdão protege o corpo do estresse, liberta de sentimentos nocivos como mágoa, ódio e rancor e torna o organismo mais leve e saudável. A pesquisa foi conduzida em parceria entre a Luther College e a Universidade da Califórnia, ambas nos Estados Unidos.


Esse é mais um dos inúmeros estudos que mostram as conexões entre as emoções e sentimentos com a nossa saúde. Para viver livre e com saúde plena, precisamos aprender a tornar a vida mais leve. Terapias e auxílio profissional podem auxiliar no caminho da autocura, do autoconhecimento e da saúde integral.