Microfisioterapia | Terapia Manual | Instituto Salgado de Saúde Integral

Blog / Artigos

16/01/2017

Terapia Bowen e Dores nas Costas

Esta dor também é chamada dor lombar ou lombalgia. Normalmente, a pessoa sente uma DOR DIFUSA na região baixa da coluna vertebral, próxima à cintura e acima das nádegas. Esta região da coluna é chamada de coluna lombar.

Mais de 2,5 milhões de pessoas, incluindo crianças, têm todos os dias dores nas costas. É a razão mais comum que leva as pessoas a visitar um médico. Quatro em cinco adultos vão ter dores nas costas a uma dada altura da sua vida.

À medida que vamos envelhecendo, os nossos ossos ficam mais finos, o tônus e a elasticidade muscular tendem a diminuir, os discos intervertebrais tendem a perder liquido e flexibilidade, diminuindo a habilidade que as vértebras têm de amortecer os impactos. Este quadro doloroso pode tornar-se crônico, estando sempre presente ou desaparecer e reaparecer em intervalos variáveis. É muito importante diagnosticar e tratar estas disfunções da coluna vertebral quanto antes, evitando deste modo futuras degenerações graduais das articulações.

A nossa coluna vertebral tem 24 segmentos individuais de ossos -as chamadas vértebras – e milhares de nervos que saem de cada vértebra e que se espalham por todo o corpo. Qualquer alteração na vértebra pode levar à perda de flexibilidade e, consequentemente, a lesões mais profundas que terão implicações negativas em todo o corpo.

As causas das dores nas costas são várias e, em certos casos, bastante complexas. As mais comuns são o envelhecimento, a degeneração e o desgaste das estruturas da coluna vertebral.

Factores de Risco

Os principais fatores são:

  • Trabalhos que exigem grande esforço postural e muscular;
  • Trabalhos que exigem má postura prolongada nas posições sentada ou de pé;
  • Vida sedentária e/ou falta de exercício físico;
  • Excesso de peso;
  • Lesões desportivas que produzem inflamação nos nervos ou músculos, articulações presas ou Lesões nos ossos;
  • Anomalias congênitas da coluna vertebral;
  • Posição incorrecta durante o sono;
  • Tabagismo;
  • Estresse;
  • Condições degenerativas como artrites ou discopatias, osteoporose ou outras doenças inflamatórias dos ossos e infecções virais;
  • Tensão emocional que pode transformar a coluna num órgão de choque, onde se vai descarregar todas as ansiedades e frustrações.

Ocasionalmente, as dores nas costas podem ser um indicador de problemas médicos mais sérios. Dor acompanhada de febre, prisão de ventre ou irregularidades do sistema urinário, dores quando se tosse e sensação de fraqueza nas pernas, podem indicar a existência de compressão nos nervos ou outras condições mais graves. Pessoas com estes sintomas devem contactar o seu médico especialista de imediato para chegar a um diagnóstico prevenindo assim danos maiores.

A Terapia de Bowen e o tratamento de dores nas costas

A Terapia de Bowen tem tratado com sucesso muitos casos de dores nas costas, sendo este um dos problemas mais comuns tratados por esta terapia.

Muitos casos de pessoas que têm sofrido, ao longo da sua vida, de dores nas costas, esporádicas e inexplicáveis, após apenas 4 a 6 sessões da Terapia de Bowen ficaram livres destas dores. É de vital importância termos algum cuidado com a nossa coluna, não só em termos de postura, mas também estando atentos a pequenas coisas que nos podem ajudar a evitar problemas futuros. Aqui ficam alguns conselhos:

Faça uma pequena série de exercícios de alongamento todas as manhãs, ajudando a sua coluna vertebral a ''acordar'' e a orientar-se na sua posição correta;
Evite o uso de sapatos de salto alto acima de 5 cm. Nas mulheres os sapatos de salto alto aumentam a LORDOSE;
Mantenha o seu PESO IDEAL. Se necessitar peça a ajuda do seu médico ou de um nutricionista;
Não fume. O cigarro, aumenta o risco de OSTEOPOROSE;
Ande diariamente cerca de 20 minutos. Está provado que uma caminhada diária de 20 minutos ajuda a manter a pressão arterial estável, baixa os níveis de colesterol e contribui para melhorar as suas dores nas costas.

Fonte: terapiabowen.com