Microfisioterapia | Terapia Manual | Instituto Salgado de Saúde Integral

Blog / Artigos

05/12/2016

Modifique seu cérebro. Pratique a GRATIDÃO

Não se esqueça de ser grato!

Quando chega esta época do ano, é comum o cansaço tomar conta do corpo. Fadigados, acabamos fazendo menos atividades prazerosas e esquecemos de agradecer pelas coisas. Isso torna o fardo mais pesado ainda! Quer aliviar o seu fim de ano? Comece sendo grato por ele!

A gratidão traz benefícios não só para a alma como para o corpo. Diversas pesquisas já foram conduzidas nesse sentido. A American Psychological Association, por exemplo, comprovou que a gratidão melhora a saúde do coração, reduzindo os níveis de marcadores inflamatórios no corpo, o que se traduz em mais saúde cardíaca. Participaram do estudo 186 homens e mulheres que mantiveram um diário de gratidão durante oito semanas, com efeitos positivos para o coração e também na sensação de bem-estar e melhora na qualidade do sono. 
E isso não é novo! Em 1995, o American Journal of Cardiology publicou estudo que revelava que as emoções positivas estão associadas a mudanças na variabilidade da frequência cardíaca.

Neste ano, veio ao conhecimento outro estudo, este conduzido na Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, que mostrou que ser grato pelas pequenas coisas pode causar grandes mudanças, até no nosso cérebro.  Exercitar a gratidão diária faz com o que cérebro passe a se sentir condicionado a ser grato, uma bola de neve positiva! O estudo pode ser lido neste link (http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1053811915011532).

Esses são apenas alguns exemplos para incentivar a gratidão em todo momento e fazer com que 2016 termine com astral elevado e saúde em dia.

Link para o estudo da American Psychological Association - http://www.apa.org/news/press/releases/2015/04/grateful-heart.aspx