Microfisioterapia | Terapia Manual | Instituto Salgado de Saúde Integral

Blog / Notícias

27/09/2016

Probióticos, fonte de saúde

É crescente o número de pesquisas que ligam doenças a uma flora intestinal desequilibrada. Por consequência, esses mesmos estudos mostram que o uso regular de probióticos traz inúmeros benefícios para o corpo. Redução da pressão arterial, cura ou controle do diabetes e até da obesidade são algumas das constatações já encontradas nos estudos. 

Pesquisa australiana identificou redução da pressão arterial em indivíduos que consumiram probióticos por mais de 8 semanas. A equipe do Instituto Griffith Saúde e Faculdade de Medicina da Universidade de Griffith se baseou em nove estudos que examinam a pressão arterial e o consumo de probióticos em 543 adultos com pressão arterial normal e elevada. 
Vamos aos resultados: consumo de probióticos reduziu a pressão arterial sistólica (o número mais alto) por uma média de 3,56 milímetros de mercúrio (mm Hg) e a pressão arterial diastólica (o número inferior), em média 2,38 milímetros Hg, em comparação com adultos que não consumiram probióticos. Os efeitos foram mais fortes nos indivíduos com a pressão arterial elevada, ou seja, igual ou superior a 130/85. 

Já sobre o Diabetes, 2 uma equipe de pesquisadores da Universidade de Cornell em Ithaca, Nova York, descobriu que o Lactobacillus auxilia no controle do diabetes. Uma cepa deste probiótico foi dada a ratos diabéticos e provocou a liberação de um hormônio específico que estimula a secreção da insulina. Após 90 dias, os níveis de glicose no sangue dos ratos diabéticos diminuíram cerca de 30% na comparação com os ratos que não receberam o probiótico.
Cada vez mais a ciência mostra a importância de se estudar e usar dos probióticos para promover a saúde.