Microfisioterapia | Terapia Manual | Instituto Salgado de Saúde Integral

Blog / Notícias

15/09/2016

Obesidade: causa pode estar no seu intestino - Saúde Integral

É fato que algumas pessoas têm mais dificuldade para emagrecer do que outras. Genética? Hábitos alimentares? Sedentarismo? Tudo isso influencia, sim, no peso. Mas há outros fatores que estão ganhando força por meio de pesquisas pelo mundo. 

Estudo publicado no British Journal of Nutrition aponta que a ingestão de probióticos ajudou mulheres a reduzirem o peso. Já se sabe que a flora intestinal de pessoas obesas é diferente das magras, e isso está ligado à dieta de uma e de outra.  Quem consome muita gordura e poucas fibras acaba por acelerar o crescimento de algumas bactérias e prejudicando outras, levado a um desequilíbrio da microbiota intestinal. 

Sabedores disso, pesquisadores da Universidade de Laval, no Canadá, buscaram saber se o consumo de probióticos ajudaria a repor o equilíbrio da microbiota intestinal em favor de bactérias que promovem uma perda de peso saudável. Participaram do estudo 125 homens e mulheres com sobrepeso que passaram por uma dieta de 12 semanas, seguida por um período de 12 semanas para manutenção do peso corporal. Metade dos voluntários tomou dois comprimidos com probióticos da família do Lactobacillus rhamnosus por dia, enquanto a outra recebeu um placebo.

Após 12 semanas, houve uma perda de peso média de 4,4 quilos nas mulheres que consumiram o probiótico e de 2,6 quilos no grupo feminino que tomou o placebo. No entanto, não foram observadas diferenças na perda de peso entre os homens dos dois grupos. Nas 12 semanas seguintes, o peso das mulheres do grupo placebo se manteve estável, mas o grupo das que tomaram probióticos continuou a perder peso.
Só ganhamos quando usamos os probióticos em nosso favor. As mudanças no estilo de vida trouxeram doenças. Vivemos mais estressados, consumimos excesso de açúcar e gordura e há até o uso indiscriminado de antibióticos, tudo isso desequilibra nossa flora intestinal, é preciso recuperar a saúde do nosso intestino para que todo o corpo possa desfrutar desse benefício também, e com menos peso!