Microfisioterapia | Terapia Manual | Instituto Salgado de Saúde Integral

Blog / Artigos

10/08/2016

PNS - Eficiência no tratamento das dores e disfunções

Seja na cabeça, na coluna, no quadril ou nos pés, para citar alguns exemplos, as dores prejudicam a vida de muitas pessoas. Aliás, as dores nas costas são a principal causa de afastamento no trabalho, mostrando o quanto ela acomete as pessoas e interfere na rotina.

Dentre os tratamentos que promovem o reequilíbrio funcional do organismo está a Posturoterapia Neurossensorial, ou PNS. Fisioterapeuta e professor, Lisandro Ceci explica que a técnica visa a reorganização funcional do organismo que está relacionada principalmente às patologias crônicas. “Mas também temos interferência sobre os quadros agudos de dores e desequilíbrios musculoesqueléticos, vertigem, dores de cabeça, enxaquecas”, completa.

Um dos grandes diferenciais é que a PNS busca a origem daquela disfunção para, a partir daí, tratá-la. “É uma técnica de terapia manual onde o conceito é trabalhar com a hierarquização dos sistemas do nosso corpo, há sistemas que mandam mais que outros, e isso é individualizado para cada paciente, dois pacientes com dor nas costas, por exemplo, não necessariamente terão as mesmas disfunções”, destaca. 

Para chegar ao sistema que está em desequilíbrio, diz Lisandro, são realizados testes sensoriais. “A técnica permite identificar em que nível da hierarquia estão as disfunções do paciente e isso permite que nós, terapeutas, possamos saber onde, qual tecido e quando tratar cada sistema”, pontua. Identificada a hierarquia, ou seja, qual sistema está afetando o organismo, o paciente é tratado com estímulos manuais nerosenssoriais. “Isso faz com que o corpo do paciente trabalhe numa nova regulação e encontre o equilíbrio funcional. Com isso, os sintomas vão melhorar”, descreve.

As emoções também podem estar afetando o sistema, ou estar sendo afetadas por ele. “Fazemos a correlação do tratamento da epiderme (pele) e embriologicamente a epiderme e o sistema nervoso são o mesmo tecido. A estimulação do sistema nervoso interfere nas emoções”, afirma Lisandro. 

Segundo ele, são necessárias entre 2 e 3 sessões para um resultado satisfatório. “Outras técnicas de terapia manual podem ser usadas de forma completar a PNS”, finaliza.