Microfisioterapia | Terapia Manual | Instituto Salgado de Saúde Integral

Blog / Artigos

02/08/2016

Sonhos recorrentes podem indicar problemas de saúde.

O sonho faz parte do sono. Ele costuma acontecer na fase REM, estágio do sono em que há intensa atividade elétrica cerebral, semelhante a quando estamos acordados. Funções como pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória também estão mais ativas nessa etapa do sono. Sonhar é normal e saudável.

Mas sonhos recorrentes, ou pesadelos constantes, podem sinalizar de algum problema no organismo. Um estudo realizado na Universidade de Toronto associou noites agitadas e sonhos com movimentos, aqueles em que as pessoas dão socos e chutes enquanto dormem, podem ser um sinal precoce de doenças do cérebro, como mal de Parkinson e demência. 

Foram examinados registros médicos de pacientes com distúrbio comportamental do sono REM. 27 pacientes que tiveram doenças neurodegenerativas desenvolveram distúrbio comportamental do sono REM ao menos 15 anos antes dos primeiros sintomas da doença aparecerem.  

Já pesadelos, além de prejudicarem o descanso, podem indicar desarmonias no corpo. Quem sofre com pesadelos recorrentes pode até desenvolver o medo de dormir por não querer esse sonho. O que era para ser restaurador, se transforma em um momento de estresse elevado.

O pesadelo é um distúrbio do sono e não pode ser negligenciado. Dentre as causas mais comuns para a ocorrência deles estão doenças com febre, ansiedade e estresse elevados, reações adversas a medicamentos, perda de pessoas queridas ou situações traumáticas (distúrbio de estresse pós-traumático), consumo elevado de bebidas alcoólicas ou mesmo abstinência alcoólica. 

Se o seu sono não está sendo reparador e os sonhos estão incomodando, é importante pesquisar o porquê disto. Sono é saúde!