Microfisioterapia | Terapia Manual | Instituto Salgado de Saúde Integral

Blog / Artigos

02/06/2016

Obesidade infantil, um problema de saúde pública

É visível e preocupante o número crescente da obesidade. Entre os adultos, mais de 50% da população já está acima do peso recomendado. Dados da Organização Mundial de Saúde apontam também para um número elevado de crianças nessa condição: já seriam mais de 15% da população. Para que essa estatística tome outro rumo, é importante entender que obesidade é doença e precisa ser combatida para evitar outras doenças, como cardiopatias, diabetes, doenças metabólicas e até dores pelo corpo causadas pelo excesso de carga. Você faz parte dessa luta! 

A obesidade no início da vida é considerada um fator de risco de morte por doença cardiovascular. Um estudo feito com 2,3 milhões de adolescentes israelenses, acompanhados de 1967 até 2010, identificou a relação entre IMC elevado no final da adolescência e mortalidade cardiovascular na meia-idade.

Foram seguidas 42.297.007 pessoas. Desse grupo, 2.918 das 32.127 mortes (9,1%) foram por causas cardiovasculares, incluindo 1.497 de doença cardíaca coronária, 528 de acidente vascular cerebral, e 893 da morte súbita. Na avaliação dos pesquisadores, a obesidade infantil e juvenil pode ser prejudicial durante a adolescência; ela geralmente vem associada a anormalidades metabólicas como nível de colesterol elevado, aumento da pressão sanguínea, resistência à insulina e tendência à formação de placas ateroscleróticas em coronárias e na aorta. Somado a isso, a tendência é que o IMC nessa fase siga ao longo da vida: adolescentes com excesso de peso tendem a se tornar adultos com sobrepeso ou obesidade.

Mude seus hábitos! Busque o equilíbrio entre alimentação, atividade física, higiene do sono, controle do estresse e vida emocional. Somos a soma de tudo isso! E essa equação está diretamente ligada à qualidade de vida que queremos ter.

Técnicas integrativas como a Microfisioterapia, Osteopatia, Terapia manual,Acupuntura, Leitura Biológica, Florais auxiliam no equilíbrio físico, emocional e energético.