Microfisioterapia | Terapia Manual | Instituto Salgado de Saúde Integral

Blog / Notícias

20/05/2016

Posturoterapia Neurossensorial, tratamento além das palmilhas

Tratar alterações posturais com o uso de palmilhas era rotina para o fisioterapeuta Hércules Moraes de Mattos em sua prática clínica. Mas algo ainda incomodava, como não estivesse completo. “Parecia que faltava algo, foi quando fui buscar mais conhecimento e tive contato com a PNS, o Villeneuve é referência nessa área terapêutica e ao longo do curso percebi que ele não fica só voltado para a palmilha, o foco é encontrar a causa do problema, como alterações articulares, neurais, musculoesqueléticas, vasculares e até emocionais, por último é feito a palmilha”, relata.


A técnica da qual ele cita é a PNS, desenvolvida pelo francês Philippe Villeneuve baseada na neurociência. A maioria das queixas de dores dos pacientes tem origem em alterações posturais, buscar o correto diagnóstico traz resultados mais concretos. “Com a PNS, fechamos o diagnóstico e temos resultados rápidos, o paciente já sai do consultório apresentando melhora, facilita muito o tratamento”, pontua Hércules.


Ele, que mora em Manaus, acredita que a PNS veio para auxiliar no tratamento como um todo. “A palmilha trabalhava mais a consequência, mas era preciso resolver alterações internas para atuar na causa. A PNS fecha tudo isso. A influência na postura não é só podal, tem a parte vestibular, a ocular e toda a proprioceptiva interna. Com essa técnica melhoramos a dor, o equilíbrio e a questão postural”, finaliza.