Microfisioterapia | Terapia Manual | Instituto Salgado de Saúde Integral

Blog / Artigos

13/04/2016

Dormir é fundamental para a Saúde Integral

Dormir é simplesmente fundamental! Quem não desfruta de uma boa noite de sono, sofre com o humor, pode ter dores de cabeça, irritação e até a saúde emocional alterada. Recente estudo feito na Universidade de Tel Aviv (Israel) pela professora Telma Hendler liga a falta de sono à má saúde emocional.

Participaram da pesquisa 18 voluntários. Eles passaram por testes tanto após uma boa noite de sono como depois de uma noite em claro! O trabalho deles era detectar a direção de pontos amarelos ao mesmo tempo em que eram distraídos por imagens emocionais positivas (como gatinhos), negativas (como corpos mutilados) e neutras (como uma colher). Após dormir bem, eles foram mais rápidos e eficientes em realizar a tarefa, sendo distraídos apenas pelas imagens emocionais positivas e negativas; já quando estavam privados de sono, demoraram mais para concluir a tarefa e foram distraídos pelas imagens emocionais (positivas e negativas) e pelas neutras. A conclusão é de que as imagens neutras também estariam provocando alguma reação emocional, ou seja, a falta de sono estaria dando um peso emocional e importante a coisas irrelevantes.

Outra tarefa de concentração foi realizada ao mesmo tempo em que imagens positivas, negativas e neutras passavam ao fundo. Os voluntários foram monitorados por ressonância magnética e eletroencefalograma. Novamente os voluntários foram distraídos apenas pelas imagens emocionais quando dormiram bem e se distraíram com todas elas quando foram privados do sono. O monitoramento mostrou que as amídalas cerebelosas, regiões do cérebro que manifestam as emoções, se "acendiam" para todas as imagens nos voluntários que não dormiram e eram ativadas apenas nas imagens emocionais nas pessoas descansadas.

Se estamos privados do sono, temos nossa percepção sobre o que é relevante e o que não é alterado, perdendo a capacidade de distinguir o que é realmente importante, traduzindo: perdemos o controle cognitivo da emoção.

A pesquisa foi publicada no The Journal of Neuroscience (http://www.jneurosci.org/content/35/38/13194.abstract)

Para uma Saúde Integral o Sono é Fundamental