Microfisioterapia | Terapia Manual | Instituto Salgado de Saúde Integral

Blog / Artigos

11/04/2016

Adote hábitos saudáveis

Tem crescido, e muito, o número de pessoas diabéticas, em especial o tipo 2 da doença. É uma doença crônica que pode ser evitada! Para isso, adotar bons hábitos é fundamental. Eles envolvem cuidados com alimentação, exercícios para o corpo e também equilíbrio da vida emocional e social! Estar bem consigo é o primeiro passo para ter equilíbrio e saúde.

Dados da Organização Mundial de Saúde indicam que uma em cada 12 pessoas estão com diabetes nas Américas. Esse número é três vezes superior aos dados de 1980. Ou seja, a adoção de hábitos ruins nessas últimas décadas fez o número de casos se multiplicar. A doença já é a quarta causa de morte nessa população.

Essa é uma questão de peso, literalmente. A maioria das pessoas com diabetes do tipo 2 tem excesso de peso e obesidade. O peso extra pode estar ligado a questões emocionais bem como alterações na flora intestinal. Tratar dessas questões pode evitar o aparecimento da doença.

Em relação ao diabetes do tipo 1, estudos recentes indicam que ter o tipo errado de bactérias intestinais pode ajudar a causar a doença. Cientistas do Massachusetts General Hospital, em Boston, Estados Unidos, foram os responsáveis pela pesquisa que apontou, ainda, que uma forma geneticamente modificada de um micróbio encontrado em alguns produtos lácteos poderia induzir as células do intestino a produzir insulina. Traduzindo: manter o microbioma estável pode ser uma forma de prevenir a doença.

É cada vez mais relevante buscar informações sobre a saúde do nosso intestino, seja para profissionais da área da saúde, seja para a população que pode, a partir daí, evitar o aparecimento de muitas doenças!