Microfisioterapia | Terapia Manual | Instituto Salgado de Saúde Integral

Blog / Artigos

30/03/2016

Como as bactérias podem nos engordar ?

A flora intestinal contém muitas bactérias engordativas, que são eficientes na quebra de carboidratos. Quando elas se multiplicam em demasia, temos um problema. Camundongos esguios eliminam uma parte determinada de calorias indigeríveis: já seus colegas gordos o fazem claramente menos. Sua flora intestinal engordativa tira o último fiapinho da mesma comida e, toda feliz alimenta o senhor camundongo. No caso dos seres humanos, isso pode significar que alguns ganhem incômodos pneuzinhos, mesmo não tendo comido mais que os outros. Isso porque, eventualmente, sua flora intestinal tira mais do alimento.

Como isso é possível ? Em estudos com pessoas acima do peso, constatou-se que, de modo geral, sua flora intestinal apresenta menos variedade e uma prevalência de determinados grupos de bactérias, que metabolizam sobretudo os carboidratos.

Quer saber mais sobre este tema ? Inscreva-se no curso de Microbiota e Doenças Crônicas da Atualidade onde a Nutricionista especialista em probióticos Dra. Renata Bagarolli apresentará o universo dos probióticos e suas implicações clínicas.