Microfisioterapia | Terapia Manual | Instituto Salgado de Saúde Integral

Blog / Artigos

16/03/2016

Seu intestino diz muito sobre você!

Ele abriga aproximadamente 100 trilhões de células bacterianas de diferentes grupos. E é justamente da composição desses microrganismos intestinais que formamos a nossa microbiota, que varia de indivíduo para indivíduo. Nosso contato com as bactérias começa no parto e a partir daí vamos formando a nossa microbiota baseado em diferentes fatores como alimentação, localização geográfica, idade, uso de medicamentos, etc.

Há muito o que avançar nas pesquisas nessa área, mas já se relaciona, por exemplo, o excesso de gordura corporal e doenças  com alteração do microbiota intestinal. Os microrganismos presentes no intestino influenciam nosso sistema imunológico, nosso peso corporal, nossa saúde! Pessoas com doenças autoimunes e alergias também tem microbiota diferente das pessoas saudáveis. Isso indica que a chave para a cura e prevenção de doenças passa, necessariamente, pelo intestino.

Essas novas descobertas serão tema em discussão no curso Microbiota e Doenças Crônicas da Atualidade, agendado para maio. Conheça mais sobre o funcionamento do corpo e tenha ferramentas eficientes para manter o corpo saudável e tratar doenças