Microfisioterapia | Terapia Manual | Instituto Salgado de Saúde Integral

Blog / Artigos

24/02/2016

Solidão, sentimento que mata aos poucos

Quer viver mais e melhor? Cultive as amizades. Muitas são as pesquisas que comprovam a eficácia dos laços verdadeiros de amor e carinho com a longevidade. Uma delas, realizada na Universidade de Harvard, provou que ter amigos aumenta a expectativa de vida em até 10 anos e previne uma série de doenças.  Em outra pesquisa, esta conduzida na Universidade Columbia, também nos Estados Unidos, ficou provado que laços de amizade reduzem em 22% o risco de infarto e outras doenças do coração.

A solidão pode fazer com que a pressão arterial se eleve, o coração adoeça, a depressão se instale, a imunidade baixe. E essa é a realidade de muitos idosos (e até mesmo adultos jovens). Perceba como quem tem amigos por perto sorri mais, reclama menos de dores, não adoece com facilidade. Isso é um termômetro importante para levarmos ao longo de nossa vida, tanto para nós mesmos como para as pessoas que amamos. Não podemos permitir que amigos e familiares sintam solidão. E, muito menos, não podemos permitir que nós mesmos nos afastemos dos amigos.

Sabe aquela frase das redes sociais que diz mais ou menos assim: “por vezes, a única coisa que preciso é de um café com meus amigos”. Pois é! Ela é simples e verdadeira, e o café pode ser facilmente substituído por outros momentos felizes e descontraídos ao lado de quem você ama. Sorria mais, libere ocitocina e deixe seu corpo relaxado e incrivelmente feliz.