Microfisioterapia | Terapia Manual | Instituto Salgado de Saúde Integral

Blog / Notícias

11/02/2016

Omega 3 x Câncer

Por que certos Omega-3 tem um efeito protetor frente ao câncer? Se este mecanismo hoje ainda é mal entendido, um estudo americano revela um dos mecanismos biológicos que dão origem a este efeito.

O estudo, publicado em abril deste ano, por cientistas da Universidade da Califórnia mostra que uma substancia sintetizada pelo organismo a partir do Omega-3 deixam o crescimento de tumores cancerosos mais lento impedindo o desenvolvimento de vasos sanguíneos  que os irrigam(angiogênese). Isto faz com que as células cancerosas nos tumores não recebam oxigênio e nutrientes.

Qual é esta substancia sintetizada pelo organismo a partir do Omega-3, cuja função parece ser preciosa? É o Acido epóxi docosapentaenóico (EDP), uma molécula fabricada pelo organismo a partir de um Omega-3 chamado acido docosahexaenóico (DHA) que está presente em óleos de peixe e no leite materno.

Esta descoberta leva os pesquisadores a refletir em novas formas de tratamento, permitindo lutar contra o desenvolvimento de células tumorais.

Em seguida, os pesquisadores fizeram uma nova descoberta. Encontraram outro metabólito produzido desta vez a partir de um Omega-6 chamado Acido araquidônico, este tem um efeito totalmente contrário ao do EDP. Este metabólito originado do Omega-6 favorece a angiogenese, e como consequência o crescimento dos tumores. Deve-se notar que o acido araquidônico está presente na gema de ovos e em gordura animal.

Estas descobertas mostraram que as escolhas alimentares interferem sobre o risco de desenvolvimento de câncer.

Note-se que alguns dias depois da publicação deste estudo, um outro estudo publicado sugere a existência de uma relação entre as taxas elevadas de Omega-3 no sangue e uma expectativa de vida maior. Pessoas com mais de 65 anos, com taxas elevadas de Omega-3 no sangue, vivem 2,2 anos a mais que aqueles com taxas baixas de Omega-3.

 

Fonte: www.science-et-vie.com