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19/09/2018

PNS auxilia no tratamento da dislexia

A dislexia é um distúrbio que atrapalha na aprendizagem. Pessoas com esse transtorno têm mais dificuldades de aprender. Em geral, crianças e adolescentes com dislexia enfrentam dificuldades na escola.

Há vários graus e níveis de dislexia. Uma delas, a dislexia de desenvolvimento, que é gerada pelo próprio crescimento da criança, tem obtido sucesso quando tratada com a PNS. Isso acontece porque há um componente do controle postural associado a essa dislexia.

Pesquisas mostram que a demanda cognitiva do organismo e a demanda postural utilizam as mesmas vias e compartilham das mesmas áreas cerebrais. O cérebro tem uma capacidade de atenção limitada, dessa forma, ou ele recebe a informação postural ou recebe a cognitiva. Quando a criança que não tem atividade corporal extensa, fica muito tempo parada, deixa de brincar como fazia antes, ela acaba não desenvolvendo essa característica da propriocepção. Por consequência, ela demanda muita atenção do controle postural ao cérebro e com isso, o processo de aprendizagem, que também demanda essa atenção, passa a disputar um lugar de atenção do cérebro. Isso gera uma competição das duas atenções e pela “sobrevivência” o controle postural se sobressai, ficando o lado cognitivo mais comprometido. O cérebro dá mais atenção ao controle postural o que acarreta na dificuldade da aprendizagem. 

Quando a PNS regula o lado postural e o lado proprioceptivo é estimulado por meio de atividades físicas, o resultado aparece no lado cognitivo. Casos clínicos mostram evolução em crianças que conseguiram melhorar a aprendizagem pela regulação postural.