Microfisioterapia | Terapia Manual | Instituto Salgado de Saúde Integral

Blog / Notícias

18/09/2018

Nervos à flor da pele, o que esse ditado tem a nos dizer ?

Nosso sistema nervoso central está ligado diretamente com a nossa pele. Quem nunca ouviu falar que está com os “nervos à flor da pele”? Essa frase não existe à toa, de fato, nosso cérebro e a nossa pele são compostos pelo mesmo tecido, do ponto de vista da embriologia, e pela pele é possível acessar o cérebro, eles estão conectados. É por isso que a terapia manual tem um poder na modulação do sistema nervoso, podendo reequilibrar alterações e tratar de disfunções.

Os receptores na pele, como os queratinócitos e as células de merkel, compartilham receptores com o sistema nervoso central e se comunicam em via de mão dupla. Por isso que o toque pode curar, pode restaurar e reequilibrar o organismo.

Muitas são as terapias que visam tratar de dores, disfunções e desequilíbrioa por meio do toque. A Microfisioterapia e a PNS são alguns exemplos de terapias que usam do toque como meio de buscar a cura.

Há milênios o toque é usado para promover a saúde. E cada vez mais pesquisas mostram o poder e a resposta do organismo a eles.